Symbian

Deixe um comentário

abril 12, 2011 por Geisimar Rech

1 INTRODUÇÃO

Com o crescimento das tecnologias web e móveis, surgiu a necessidade de criar sistemas operacionais capazes de lidar, e potencializar, todas as funcionalidades e capacidades oferecidas por estes.

É neste contexto que surge o Symbian OS, um sistema operacional, presente na grande maioria dos principais modelos de smartphones atuais, estruturado como os sistemas operacionais comuns em desktop, multitarefa e com memória protegida.

O desenvolvimento deste sistema operacional assentou em três grandes regras: a integridade e segurança dos dados do utilizador são primordiais, o tempo do utilizador não deve ser desperdiçado, e todos os recursos são escassos. Uma vez que o hardware presente num smartphone tem consideráveis limitações de capacidade quando comparado com um PC, estas mesmas limitações devem ser tratadas e geridas pelo sistema operacional de forma a disponibilizar todos os recursos de forma otimizada e eficiente ao utilizador.

2 O QUE É O SYMBIAN

Symbian é um sistema operacional feito para dar mais agilidade, segurança, conforto e comodidade no uso de recursos do seu dispositivo.

Embora tenha nascido como um sistema proprietário, ele fez o caminho inverso em 2008, quando a Nokia, que tinha 48% das ações da empresa, comprou o restante da Symbian, incluindo os direitos sobre o sistema, para em seguida anunciar a abertura do código fonte e a transferência do desenvolvimento para uma fundação neutra, a Symbian Fundation, este processo foi concluído em Fevereiro de 2010.

Com esta decisão, a Nokia garantiu que nenhuma outra empresa comprasse os direitos do sistema, já que a maior parte dos seus aparelhos utilizam Symbian OS e mantendo o sistema com código aberto, não corre o risco das empresas que o utilizam migrem para outra plataforma, como o Android, por exemplo.

3 PLATAFORMA SYMBIAN

O Symbian OS baseou-se em cinco pontos chave, que são os pequenos dispositivos móveis, o mercado de massa, conexão wireless, variedade de produtos e permite que qualquer pessoa que o domine possa desenvolvê-lo. Além disso, o symbian é dividido em duas plataformas parcialmente incompatíveis, que são o S60 desenvolvido pela Nokia e o UIQ desenvolvido pela Sony Ericsson em parceria com a Motorola.

A relação entre as plataformas pode parecer complicada, mas na verdade não é.O Symbian é o sistema operacional, que inclui drivers e bibliotecas de funções, enquanto o S60 e o UIQ são somente interfaces que rodam sobre ele, incluindo aplicativos e bibliotecas de desenvolvimento. Em comparação com o Linux, o Symbian seria composto pelo Kernel e as bibliorecas básicas do sistema, enquanto o S60 e o UIQ seria KDE (K Desktop Environment) e o Gnome (GNU Network Object Model Environment), interfaces que rodam sobre ele.

4 DESENVOLVEDORES E PROGRAMADORES SYMBIAN OS

Desde o inicio o Symbian foi desenvolvido não pensando em vender Licenças, mas sim pensando nas empresas que desenvolvem aplicativos para o Sistema Operacional, com isso os desenvolvedores tem facilidade em se adaptar. Além disso, esta disponível no endereço HTTP://www.symbian.com um conjunto de ferramentas de programação totalmente gratuitas, assim qualquer pessoa é capaz de fazer uma modificação nas funcionalidades do Symbian.

5 CONCLUSÃO

O Symbian OS está em constante expansão, não só pelo desenvolvimento e crescimento da tecnologia móvel, más sim por ter uma base que além de ser de software livre foi muito bem projetada, permitindo a evolução do sistema e a inserção de novos recursos. Além disso, consome pouco recurso de hardware, fazendo com que não tenha concorrentes à altura.
AUTORES
Geisimar Rech
Mec-Uzaid
REFERÊNCIAS

The Symbian Foundation Community

Symbian OS – Portugues – Furum Nokia

http//:www.oficinadanet.com.br

http://wiki.forum.nokia.com/Symbian_OS_-_Portugues

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: